A China é considerada uma das nações mais poderosas e influentes do mundo. O país caminha, de acordo com especialistas, para se tornar a maior potência mundial no contexto industrial, econômico e político.

Atualmente, a China é um dos maiores países do planeta em termos territoriais e populacionais. A nação tem mais de 1,4 bilhão de pessoas, de acordo com dados do Banco Mundial. O território chinês também é expressivo: cerca de 9,6 milhões de quilômetros quadrados, sendo menor apenas que Canadá e Rússia.

Outro ponto que merece destaque é o crescimento econômico do país. Hoje, o PIB (Produto Interno Bruto) da China cresce aproximadamente 9% ao ano, sendo que a média de crescimento econômico em outros países atinge, no máximo, 3% ao ano. Com isso, a China já possui o segundo maior PIB do mundo.


Conheça a China


Mapa da China

A China, também chamada de República Popular da China, está localizada no leste do continente asiático. O país tem uma população tão grande que o governo precisa controlar a taxa de natalidade, impondo aos casais que eles tenham apenas um filho. As famílias que têm mais de um filho podem sofrer repressões do governo e, por isso, evitam registrar os nascimentos.

A geografia chinesa conta com planaltos nas áreas oeste a leste. Já na região sudoeste do país encontra-se a maior cadeia de montanhas do planeta: o Himalaia. Outra região importante e conhecida mundialmente é o Tibet.

Em relação ao clima, a China tem temperaturas áridas e frias em algumas regiões, clima temperado no leste e no nordeste e tempo quente e úmido no verão na área sul.

O país é rico em minérios, principalmente em carvão mineral. Por isso mesmo, a China é hoje a maior produtora de carvão do mundo. O país também produz estanho, ferro e alumínio em grande escala. A capital da China é Pequim.


O futuro da China


Nova Rota da Seda China

Recentemente, o Presidente Xi Jinping lançou um novo plano de rotas comerciais, com o objetivo de integrar o Oriente e o Ocidente. O objetivo é investir cerca de US$ 900 bilhões no desenvolvimento de rotas comerciais estratégicas para a China.

Predios China Noite

O país, que controla de forma rígida a sua economia, já tem excesso de mão de obra e amplo mercado consumidor e, agora, planeja um crescimento econômico ainda mais intenso e vigoroso para os próximos anos. Apesar da resistência de algumas nações poderosas do mundo, tudo indica que a China será um dos países mais influentes do planeta em pouco tempo.

Texto feito em 13/12/2017, Por Juliana Miranda.

Leia também! Assuntos relevantes