A China Hoje

Por

A República Popular da China é o país mais povoado do mundo e o terceiro maior em área, ocupando uma parte considerável da Ásia oriental. Graças à abertura a uma política de mercado de base socialista, a China é hoje a segunda potência comercial do mundo.

A China apresenta hoje os mais respeitáveis índices de desenvolvimento tecnológico, educacional, industrial e comercial. Pais de dimensões continentais e uma população superior a 1 bilhão e 300 mil habitantes com cultura milenar, constitui um mercado potencial para gerar grandes negócios, para onde hoje estão se voltando os interesses de grandes investidores do mercado mundial.

Para além das contribuições culturais já mencionadas, outras quatro grandes invenções chinesas na área da tecnologia marcaram profundamente a história mundial:

Bússola
Impressão
Papel
Pólvora

Algumas outras importantes invenções chinesas:

Ábaco oriental
Estribo
Besta (arma)
Leme (navegação)
Sombrinha (Guarda-chuva, no brasil)
Molinete de pesca

Outras áreas científicas onde os chineses se distinguiram:

A astrologia chinesa e as suas constelações eram usadas com fins divinatórios.

Aplicaram conceitos matemáticos na arquitectura e na geografia. O π foi calculado por Zu Chongzhi até ao sétimo dígito no século V.

A alquimia é identificada com a química Taoísta, com bases diversas da química actual.

Foram levados a cabo estudos de biologia extensivos e muito pormenorizados, que, ainda hoje são procurados e consultados, como as farmacopeias, género de catálogo de plantas medicinais.

A medicina tradicional e a cirurgia foram, durante muito tempo, avançadas, havendo ainda hoje, muitos adeptos destas práticas médicas. Um exemplo conhecido é o da acupunctura. As autópsias eram consideradas sacrilégio. No entanto, houve quem violasse tal tabu, o que permitiu um mais vasto conhecimento sobre a anatomia interna humana.

Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080803150411AAYRNIj

Leia também! Assuntos relevantes