China

Por

A China é uma das nações mais poderosas do mundo, com uma economia soberana e uma população expressiva. Atualmente, a China concentra cerca de 20% da população mundial, ou seja, é o país com o maior número de habitantes do planeta.

A China é comandada pelo Partido Comunista Chinês, que mantém um sistema político rigoroso com a população. A abertura chinesa para o mercado estrangeiro só começou a partir de 1978, quando o governo reestruturou sua política econômica.

A capital da China é Pequim e seu idioma oficial é o chinês ou mandarim. O nome oficial do país é República Popular da China.

As maiores cidades do país são Xangai e Pequim. Com uma área de aproximadamente 9.596.960 km2, a China também se destaca como um dos maiores países em relação à sua área territorial.

Com um território tão grande, a China faz fronteira com 14 países. São eles: Afeganistão, Burma, Butão, Índia, Cazaquistão, Quirguistão, Laos, Coreia do Norte Mongólia, Paquistão, Nepal, Rússia, Tadjiquistão e Vietnã.

Mapa da China


Geografia

Em relação à geografia, a República Popular da China ocupa a posição de terceiro maior país do mundo. O território tem paisagens diversificadas, formadas principalmente por planaltos e montanhas.

Os maiores rios do país são o Chang Jiang, o Huang He e o Amur, e todos eles deságuam no Oceano Pacífico.


Território

O território chinês possui uma planície aluvial ao norte, e uma região calcária ao sul. O país é tomado por cadeias montanhosas, que chegam até o Himalaia, onde está localizado o ponto mais alto da nação: o Monte Everest, que tem 8.848 metros.

O clima da China tem invernos severos na região norte e clima temperado na região central. Em geral, é comum classificar o clima do país como temperado ou subtropical. Nas regiões das penínsulas de Liaodong e Shandong, a China apresenta planaltos basálticos.


População

A República Popular da China é o maior país da Ásia Oriental, e também é a nação mais populosa do planeta, com mais de 1,3 bilhão de habitantes.

O país tem 22 províncias, cinco regiões autônomas, quatro municípios e duas regiões administrativas. Os quatro municípios são Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing.

Atualmente, a vida das famílias chinesas que vivem nas cidades apresenta bom nível socioeconômico, graças à expansão da economia do país. Já os camponeses vivem uma situação bastante distinta, pois enfrentam pobreza extrema.

Por causa da característica autoritária e controladora do governo da China, as organizações humanitárias internacionais criticam o país e afirmam que ele oferece diversas restrições e violências a sua população.

A China não tem liberdade de imprensa, reunião e de movimentos. O governo controla até mesmo as taxas de natalidade e reprodução. Outro fato curioso é que os chineses também enfrentam restrições no acesso à internet.

Leia também! Assuntos relevantes