21 de Setembro, Dia da Árvore

21 de Setembro, Dia da Árvore

Por

Em 21 de setembro, o Brasil comemora o Dia da Árvore. A data também é uma forma de lembrar a chegada da Primavera e conscientizar a população sobre a importância das árvores para os seres humanos e para o controle do clima.

Antes de se tornar uma data oficial no calendário brasileiro, as árvores eram lembradas sempre na última semana de março, com a realização da Festa Anual das Árvores, determinada por lei pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

A principal árvore que simboliza e representa o Brasil é o pau-brasil, uma espécie nativa e de grande importância histórica para o país, pois foi um dos principais recursos de exportação do Brasil para a Europa durante o período da colonização.

Outras árvores importantes para o Brasil são o jacarandá, o mogno e o pinheiro. As árvores são fundamentais para manter o equilíbrio do meio ambiente e a qualidade do ar que respiramos. Além disso, elas também ajudam a manter a temperatura sob controle, criam sombras agradáveis e embelezam as cidades e áreas rurais.

As árvores frutíferas também são símbolos do Brasil. Nosso país tem uma grande diversidade de espécies. Contudo, o desmatamento das árvores, principalmente na região da Floresta Amazônica, tem causado um enorme prejuízo aos brasileiros.

É preciso que a população aproveite o Dia da Árvore para realizar o plantio de novas espécies e promover o verdadeiro reflorestamento de áreas devastadas.

Leia também! Assuntos relevantes