12 costumes surpreendentes de diferentes regiões do mundo

Cada nação do mundo tem seus costumes e tradições. Isso é o que faz com que cada país seja rico e vibrante culturalmente.

Os costumes de um povo são passados entre gerações. Por isso, se você viajar o mundo, encontrará culturas tão distintas, com hábitos que você provavelmente nunca viu.

São essas variações na experiência humana que fazem com que todas as nacionalidades sejam tão interessantes.


Confira 12 costumes inusitados e surpreendentes de diferentes regiões do mundo:


1. Nicarágua – Neste país da América Central é possível encontrar uma cultura ampla e muito bonita. Um costume inusitado que as pessoas têm no país é o de apontar para coisas e direções com os lábios, ao contrário dos dedos. Sendo assim, se você estiver por lá e precisar perguntar uma direção, fique atento aos lábios da pessoa que passará a informação. Ela poderá movimentar os lábios para um dos lados, para cima ou para baixo.


2. América Latina – Enquanto a maioria dos países desenvolvidos está acostumada a jogar o papel higiênico usado na privada, em alguns países da América Latina, inclusive no Brasil, os papéis sujos são depositados em cestos localizados ao lado da privada. Isso acontece porque os sistemas de encanamento não são capazes de absorver o papel higiênico, o que poderia entupir o vaso sanitário. Esta prática também é encontrada em alguns países europeus, como a Grécia e a Turquia.


3. França – Todas as culturas têm uma maneira específica de cumprimentar. Em alguns países pode ser com um aperto de mão, em outros com um abraço. Na França, no entanto, o costume é ir direto para o beijo na bochecha. Aqui, no Brasil, o beijo também é comum. O difícil é saber quantos beijos as pessoas dão em cada região do país.


4. Grécia – Os gregos têm um costume de casamento bastante estranho. Os convidados fazem fila para cuspir sobre a noiva, em uma prática que é vista como um desejo de boa sorte e uma maneira de afastar o diabo do casal. Tradições semelhantes podem ser encontradas no Quênia.


5. Rússia – Algumas culturas têm abordagens diferentes para a reprodução humana. Na Rússia, por exemplo, existe uma preocupação institucionalizada sobre o envelhecimento da população. Por isso, o governo criou o Dia da Concepção. Em 12 de setembro, os russos têm um dia folga para tentarem fazer um bebê. Os casais que conseguem ter um filho exatamente 9 meses depois desse feriado podem ganhar um prêmio.


6. Dinamarca – Neste país europeu, as pessoas têm o costume de passar horas no cemitério. Entre os dinamarqueses, os cemitérios são vistos como áreas verdes ou parques, onde eles relaxam, colocam a leitura em dia e aproveitam o sol.


7. Malásia – Apontar o dedo para as pessoas é considerado uma prática rude em diversas regiões do mundo. Na Malásia, isso é muito ofensivo, até mesmo para usar o dedo indicador para apontar coisas inanimadas. Por isso, as pessoas desse país utilizam o polegar para sinalizar objetos ou direções.


8. Japão – Na maioria das culturas ocidentais, fazer barulho enquanto come é considerado grotesco e falta de educação. No entanto, no Japão, fazer barulho ao comer macarrão significa que você está desfrutando muito sua refeição.


9. Estados Unidos – Muitas nações e culturas têm uma maneira de celebrar a mudança de estações, mas poucas têm como prever quando isso vai acontecer exatamente. Nos Estados Unidos, existe um evento especial para saber se a primavera chegará mais cedo ou mais tarde. Segundo o folclore, se uma marmota sair de sua toca num dia nublado, a primavera chegará logo. Mas se a marmota deixar sua toca em um dia claro, o inverno durará mais seis semanas.


10. Estados Unidos – Nos Estados Unidos, a gorjeta é vista como vital para o setor de serviços. Por isso, é uma exigência dar gorjetas em restaurantes, táxis e hotéis, por exemplo.


11. Nigéria – O grupo étnico Yoruba, da Nigéria, leva o respeito aos anciãos muito a sério. Por isso, os jovens da comunidade devem cair de joelhos ao cruzarem com um senhor ou uma senhora de idade avançada. Eles ficam prostrados como um sinal de respeito.


12. Oriente Médio – Em alguns países, as pessoas não utilizam a mão esquerda para muitas coisas. Em regiões da África, na Índia, Sri Lanka e Oriente Médio, é considerado mais apropriado lidar com dinheiro, mercadorias e alimentos apenas com a mão direita.

Leia também! Assuntos relevantes