História

Revolução Inglesa ou Puritana

A revolução Inglesa ocorrida em meados do século XVII, mais conhecida como absolutismo por representar a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna.

O grande poder monárquico que cedeu a maior parte de sues privilégios ao parlamento onde instaurou-se o grande regime conhecido o regime parlamentarista que permanece até hoje, onde tudo se deu inicio a Revolução Puritana que ocorrer em 1640 onde terminou com a Revolução Gloriosa que se deu em 1688, ambas do mesmo processo revolucionário.

Com esse movimento revolucionário criou-se algumas condições impossíveis de serem dispensadas para a grande Revolução Industrial do século XVII, assim considerando a Primeira Revolução Burguesa da historia da Europa onde antecipou em 150 anos Revolução Francesa.

Tópicos para análise:

Dinastia Tudor:

  • – Henrique VIII – através do Ato de Supremacia, criou a Igreja Anglicana.
  • – Elizabeth I – No seu mandato, a Inglaterra se torna uma potência marítima. Também inaugurou a colonização da América do Norte, fundando a Colônia de Virgínia.

Economia:

  • – Cercamentos (Enclouser)
  • – Economia feudal p/ comercial
  • – Corsários – Através da sua frota marítima, os ingleses impuseram sua superioridade comercial em função da sua superioridade marítima.

Política:

  • – 1ª carta magna (constituição).
  • – Acordo da Rainha com o parlamento prevalecendo o sistema absolutista monárquico como forma de governo.

Dinastia Stuart:

Jaime I é apoiado pela aristocracia da Religião Anglicana e é alvo da oposição da burguesia de Religião Puritana. Perseguiu a oposição, aumentando o fluxo migratório para a América do Norte, fundando a Colônia de Nova Inglaterra.

Carlos II não cumpriu a 2ª carta Magna e dissolveu o parlamento. Esse ato autoritário do rei levou à eclosão de uma guerra civil.

A Guerra Civil (1641 – 1649):

A guerra civil foi, basicamente, a disputa de interesses entre a aristocracia absolutista anglicana e a burguesia parlamentarista puritana, liderada por Oliver Crommonwelth. Oliver Crommonwelth representava a burguesia puritana, a qual venceu a guerra civil e implantou a República. Foi a primeira vez que o Parlamento inglês decapitou um rei na história.

República:

Oliver Crommonwelth fez um governo associado ao Parlamento. Em 1653, dissolveu o Parlamento e implantou uma ditadura.

Ditadura de Crommonwelth:

Através dos Atos de Navegação, incentivou a Indústria Naval. Criou leis protecionistas e levou a Inglaterra a se estabelecer como Potência Mundial. Entrou em guerra com a Holanda, seu concorrente comercial, destruindo-na. Em 1658, morre Crommonwelth e o período Republicano da História Inglesa acaba, restaurando assim a Monarquia.

Leia também:
Antecedentes das Revoluções Inglesas