Por que as abelhas morrem quando picam alguém?

As abelhas são insetos sociais muito bem organizados que vivem em colônias e precisamos delas para polinização.

Elas contribuem com a agricultura, aproximadamente dois terços dos alimentos que ingerimos são polinizados pelas abelhas.

Infelizmente os pesticidas estão levando nossas abelhas em extinção e isso é um dado preocupante.

Abelha de pertinho

Conheça um pouco mais sobre elas, lendo o texto abaixo.


Abelhas: uma sociedade única

Colmeia de abelhas

Além de nos fornecerem o mel e seus derivados que nos fazem muito bem a saúde. Ela ajuda em todo o ecossistema de flores e frutos.

Dentro da colmeia temos as divisões muito bem definidas. As abelhas do sexo feminino são dominantes, como a rainha e a operária.

Os zangões, no caso os machos ficam com a função somente de reprodução.

Cada colmeia pode abrigar por volta de 30 a 60 mil abelhinhas. Assim que o enxame ultrapassa esse número metade das abelhas buscam outra casa levando a rainha consigo.

A abelha rainha é a maior de todas e sua função é a reprodução da espécie. Ela não pica, porque nunca sai de dentro da colmeia, onde é protegida com muito zelo pelas operárias.

Os zangões como já mencionados são os machos. A única função deles é fecundar a rainha e eles não possuem ferrões, ou seja, também não picam.

Agora as abelhas operárias fazem praticamente tudo na colmeia. Desde a limpeza até a coleta do pólen e néctar para construção dos favos.

Ela alimenta a rainha e também cuida da proteção da colmeia. Por isso as que picam são sempre as operárias, caso sintam algum tipo de ameaça individual ou coletiva.

Nessa ação instintiva da natureza que ela infelizmente acaba morrendo, devido a sua estrutura corporal.

Na parte traseira elas possuem um ferrão que ajuda a introduzir uma extensão, chamado estileto.

O que observamos na nossa pele, assim que somos picados é o estileto. Mais parecido com uma serrinha.

Após a picada a abelha tenta se desprender da superfície. Mas o ferrão não se solta, causando o rompimento do abdômen (que são fisiologicamente interligados).

Por isso a abelha costuma ir a óbito no máximo 15 minutos após a picada. Nos seres humanos só é letal, caso tenham algum tipo de alergia ao veneno apitoxina.

As abelhas operárias não descansam nem quando terminam o trabalho dentro da colmeia.

Completados 21 dias de vida, elas coletam água, pólen, néctar até o final de suas vidas. Acho que nessa história de abelha só leva vantagem a rainha!



Por que as abelhas morrem quando picam alguém?

Por

Compartilhe