Pedagogia

Pedagogia Tecnicista

A pedagogia tecnicista é uma área de estudo criada nos Estados Unidos. Este campo adota um modelo empresarial da educação, moldando os padrões educacionais para a sociedade moderna e tecnológica. O objetivo da pedagogia tecnicista é preparar profissionais para o mercado de trabalho a partir de métodos de ensino tayloristas, nos quais as atividades são divididas entre técnicos, com um planejamento racional.

Na prática, a pedagogia tecnicista busca eficiência, racionalidade e produtividade. Esta pedagogia não tem como base a atuação do professor, mas sim o papel do aluno ao assimilar conhecimentos técnicos.

A escola tecnicista organiza o processo educativo para torná-lo objetivo e operacional. Esta área também é bastante focada no auto-ensino e no uso de equipamentos e tecnologias para o ensino, como a informática, questões de múltipla-escola, tele-ensino e recursos audiovisuais.

A Tecnologia Educacional é considerada a inspiradora da Pedagogia Tecnicista. Esta pedagogia valoriza a experiência como base do conhecimento. O pesquisador Skinner é considerado um dos principais representantes da análise experimental do comportamento humano e da pedagogia tecnicista.