Ondas

Existe no universo uma série de elementos, partículas e energias em movimento, mas que não podemos visualizar. As ondas podem ser classificadas nestes grupos, já que são conhecidas como perturbações energéticas que ocorrem em meios materiais ou no ambiente, ou seja, no espaço. As ondas fazem o transporte de energia mecânica ou eletromagnética.

Quando as ondas acontecem nos meios materiais, elas são chamadas de ondas mecânicas, definidas pelas Leis de Newton, tais como as ondas sísmicas, sonoras e marítimas. Este comportamento pode ser visualizado e sentido com mais facilidade pelo ser humano, sendo um tipo de onda mais perceptível.

Por outro lado, quando o campo magnético combina com o campo elétrico, mesmo sem a existência de um meio material, é possível surgir uma onda chamada de eletromagnética. Existem vários exemplos de ondas eletromagnéticas que são muito comuns na nossa rotina, entre elas as transmissões de sinais, o forno micro-ondas, o aparelho de raios-X e a própria onda de luz. Maxwell escreveu a equação que representa a descrição destes modelos de ondas.

Qual a direção das vibrações das ondas?

A direção das ondas é uma maneira de fazer com que estes movimentos energéticos sejam classificados como onda transversal e onda longitudinal.

A luz é um tipo de onda transversal, já que as partículas estão vibrando de forma perpendicular à direção da onda, como ela se propaga. As ondas sonoras, por sua vez, são longitudinais, já que onda e propagação seguem a mesma direção.


Como é feita a propagação das ondas?

A maneira como as ondas se propagam também serve para a classificação, como unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais.

No caso de uma onda obtida por uma corda, como ela segue para apenas uma direção, ela é unidimensional. Quando a onda é causada na água, ela é bidimensional, já que sua propagação ocorre no sentido de duas direções. Já a onda tridimensional possui três dimensões e um dos exemplos mais conhecidos é a onda sonora.


Como é feito o estudo das ondas?

Para conseguir estudar as ondas, na matéria de Física, é preciso conhecer quais são as propriedades das ondas. Veja abaixo:

  • Frequência
  • Período
  • Amplitude
  • Velocidade de propagação

Todos estes componentes podem ter uma representação gráfica, sendo assim, eles podem ser visualizados através de um gráfico que representa o formato de uma onda. Essa parece ser a maneira mais eficiente de compreender uma onda em todos os seus aspectos e, através da equação apropriada, obter os resultados numéricos que são vinculados a uma onda.


Equação de velocidade da onda:

Equacao de velocidade da onda

v – velocidade da onda;

lambda – comprimento da onda;

T – período.


Equação de frequência da onda:

f = 1/T

É importante destacar que a frequência é o inverso do período.

Ondas



Por

Compartilhe