Mineralogia

Você sabe o que é mineralogia? Bom, o nome já deixa tudo meio óbvio, não é mesmo?

A mineralogia é o estudo dos minerais e é um ramo da geologia que trata de estudar os tipos de minerais, como são formados e onde são formados. Além disso, a mineralogia se dedica também ao estudo da química e da estrutura molecular dos minerais assim como as suas propriedades físicas.

Com o passar do tempo, a mineralogia deixou de ser inteiramente focada na classificação ou nomenclatura dos minerais e passou a abranger outras áreas de estudo, como: óptica, simulação matemática, nano-mecânica e o sistema cristalino dos minerais.

Mas, afinal, o que são esses minerais?

Os minerais e suas classificações

Os minerais são recursos super importantes para as indústrias e a tecnologia, funcionando como matéria-prima de muitas criações. Além disso, os minerais são substâncias químicas que podem estar presentes na formação de rochas, sedimentos e do próprio solo.

Os minerais são classificados de acordo com a sua composição e da estrutura dos materiais que os compõe. Conforme seus materiais, eles podem ser divididos entre minerais metálicos e não metálicos:

Existem também os minerais que são compostos por elementos de origem orgânica, como o gás natural, o petróleo e o carvão.

O que um mineralogista faz?

O mineralogista pode desempenhar dois diferentes papéis dentro da mineralogia: a mineralogia macroscópica e a mineralogia microscópica.

Dentre as classificações citadas anteriormente, os mineralogistas ainda ficam responsáveis por identificar diversas outras características dos minerais, como:

Veja também: Reino Mineral