Biografias

John Napier (1550 – 1617)

John Napier nasceu em Edimburgo, na Escócia, no ano de 1550. Ele foi um matemático, físico, astrônomo, astrólogo e teólogo, e se consagrou profissionalmente por ter popularizado o ponto decimal e também pelos estudos do logaritmo natural.

As ideias de Napier deram base para a criação do número Euler, de Leonhard Euler. John Napier fazia parte de uma família rica da Escócia. Ele tinha o título de barão de Merchiston.

Napier entrou para a Universidade de St. Andrews aos 13 anos de idade. O matemático foi muito precoce e demonstrou interesse por teologia e aritmética. Ele também se dedicou à invenção de artefatos de guerra, como peças de artilharia.

Na matemática, Napier se dedicou principalmente à descoberta dos logaritmos, aos cálculos aritméticos e aos princípios fundamentais da análise combinatória. John Napier introduziu o cálculo logarítmico em 1614.

Artigos relacionados

O lorde escocês era muito culto e trabalhou por mais de 20 anos no livro “Descrição da maravilhosa regra dos logaritmos”, publicado em 1614. John Napier morreu em 4 de abril de 1617, no Reino Unido. Seus restos mortais estão enterrados na igreja de Saint Cuthbert, em Edimburgo.