Histograma
O histograma é um tipo de gráfico de análise e representação de dados quantitativos. Esse tipo de representação agrupa os dados em classes de frequência.
O histograma é uma ferramenta básica de qualidade utilizada quando é preciso o uso das ferramentas gerenciais. Com essa ferramenta é possível distinguir a forma, o ponto central, a variação da distribuição, a amplitude e a simetria dos dados.
O histograma é feito de retângulos justapostos, que apresentam uma base que corresponde ao intervalo de classe dos dados. Quando temos um número grande de dados e um intervalo de classe que tende a zero, a distribuição de frequência é dada pela densidade de probabilidades.
Os histogramas são importantes indicadores da distribuição de dados. Por meio do histograma, é possível indicar a distribuição de dados por uma função normal. O histograma é composto por barras verticais, onde a altura representa o valor da grandeza.
Existem alguns tipos de histogramas, e eles podem ser classificados da seguinte forma:
Histograma Simétrico – Apresenta uma frequência mais alta no centro e vai diminuindo nas bordas. Esse tipo de histograma representa processos estáveis e padronizados.
Histograma Assimétrico – Apresenta apenas um ponto mais alto (pico), e representa processos em que a característica de qualidade possui apenas um limite de especificação.
Histograma Despenhadeiro – É utilizado quando dados são eliminados, o que corresponde ao corte na figura. Esse tipo de histograma parece incompleto.
Histograma com dois picos – É utilizado quando há mistura de dados, ou matérias-primas diferentes.
Histograma “platô” – Empregado quando há diversas misturas de distribuições com médias diferentes.
Histograma “ilha isolada” – Esse tipo de histograma representa anormalidades no processo.