Vulcão Yellowstone

Vulcão Yellowstone

Por

O Vulcão Yellowstone é, na verdade, considerado um "supervulcão". Ele está localizado abaixo do solo no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, e tem chamado a atenção do mundo por causa do seu tamanho. Segundo pesquisadores, o Vulcão Yellowstone é muito maior do que se pensava inicialmente.

A câmera de magma do vulcão é 2,5 vezes maior do que o apontado. A caverna do Yellowstone deve ter cerca de 90 quilômetros de largura e entre 2 e 15 quilômetros de altura. São aproximadamente 600 quilômetros cúbicos de rocha fundida. Todos esses dados foram divulgados pela Sociedade Americana de Geofísica.

Por seu tamanho e seu potencial destruidor, o vulcão Yellowstone é temido. Caso o supervulcão entrasse em erupção, ele poderia deixar consequências catastróficas para os Estados Unidos. A última vez que o Yellowstone entrou em erupção foi há 640 mil anos. Nesse acontecimento, o vulcão espalhou cinzas por todo o continente da América do Norte e afetou o clima do planeta inteiro.

De acordo com a rede de sismógrafos do Parque Nacional Yellowstone, o magma do vulcão ainda não representa riscos para a fauna local. Segundo os pesquisadores, não há como prever quando o supervulcão voltará a entrar em erupção, mas é possível que o fenômeno aconteça a cada 700 mil anos. Até o momento, só se têm informações sobre três erupções na história do supervulcão, que ocorreram há 2,1 milhões, 1,3 milhão e 640 mil anos atrás. Com base nestes registros os pesquisadores acreditam que o intervalo de erupções seja de aproximadamente 700 mil anos.

Leia também! Assuntos relevantes