Turismo Rural

Por

O turismo rural é uma atividade muito importante, pois ajuda a cultivar as belezas naturais que estão majoritariamente nesta área das cidades. O turismo rural envolve todas as atividades que são realizadas em áreas rurais, onde acontece a produção agropecuária e o cultivo de áreas verdes.

As áreas rurais contam com nascentes, rios, represas, árvores, riqueza da fauna e da flora e muitas atividades direcionadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo. O turismo rural ajuda a promover o patrimônio natural e cultural das comunidades.

É no meio rural que as antigas propriedades e fazendas são utilizadas para a visitação de turistas. É lá também que os vinhedos recebem turistas em busca dos melhores vinhos e produtos artesanais. O meio rural já desponta no Brasil como uma região estratégica para o desenvolvimento de atividades turísticas.

O turismo em espaço rural tem o objetivo de permitir que as pessoas tenham um contato mais direto com a natureza, com a agricultura familiar, com as tradições do interior e com as técnicas da agricultura. O desenvolvimento do turismo rural contribui para a promoção e proteção dos recursos existentes nas áreas rurais.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o Turismo Rural é um segmento com grande potencial. Estima-se que cerca de 3% de todos os turistas do mundo prefiram viagens nas áreas rurais. Com isso, o turismo rural tem apresentado um crescimento de cerca de 6% ao ano.

O turismo rural tem como foco o desenvolvimento de atividades com apelo ambiental, artístico, histórico e vivencial. A atividade também visa a preservação das raízes rurais e da identidade da comunidade local.

Na prática do turismo rural, as pessoas podem aproveitar os benefícios dos alimentos orgânicos, da pescaria, dos doces e comidas artesanais, do ecoturismo, do artesanato local e das atividades sustentáveis.

Leia também! Assuntos relevantes