Geografia

Atividades desenvolvidas na zona rural

A zona rural é uma região muito importante e estratégica para o homem. Nessa área, que não integra perímetros urbanos, são desenvolvidas atividades de agropecuária, agroindústria, extrativismo, silvicultura e conservação ambiental.

É na zona rural que os pequenos produtores e os agroempresários realizam atividades agropecuárias, como o cultivo de vários alimentos importantes para a população mundial, como o arroz, o feijão, os grãos, os cereais, as frutas e os legumes. É na zona rural também que se desenvolve a criação de animais para o abate, como bois, vacas, frangos e porcos, altamente consumidos na alimentação diária do homem.

A zona rural também é conhecida por desenvolver o ecoturismo, chamado de turismo rural. Essa atividade consiste em apresentar as belezas naturais do campo de forma consciente, buscando a preservação dos recursos naturais.

Na zona rural também existem muitas iniciativas de conservação ambiental, que visam preservar a biodiversidade e as áreas verdes, além de garantir a qualidade das fontes de água. Muitas Unidades de Conservação são criadas em áreas rurais pelo Brasil.

Resumindo, as principais atividades desenvolvidas na zona rural são: atividades agrícolas, atividades pecuárias, extração e exploração vegetal e animal, apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal) e produção de derivados do leite, como os queijos, por exemplo.