Tipos de Obesidade

Tipos de Obesidade

Por

A obesidade é o excesso de peso e gordura que são prejudiciais à saúde humana. São vários os tipos de obesidade e cada um requer um tratamento específico.

O primeiro tipo de obesidade chama-se obesidade nutricional. Nesse caso, o problema é ocasionado por causa de uma alimentação excessiva com alto consumo de alimentos muito calóricos. Esse tipo de obesidade é causada por uma dieta rica em gorduras e pela falta de alimentos leguminosos.

Existe também a obesidade comportamental. Neste tipo de obesidade enquadram-se as pessoas sedentárias com tendência para engordar. São pessoas que podem até comer pouco, mas que apresentam um gasto calórico ineficiente.

No caso da obesidade psicológica, as pessoas engordam por passarem por situações de ansiedade, depressão, solidão, stress, rejeição, conflito emocional, entre outras. Geralmente, nesses casos, a pessoa come demais, de maneira a compensar as dificuldades, perdendo o controlo alimentar.

Já a obesidade genética, que atinge cerca de 2 a 4% da população, é caracterizada por distúrbios alimentares ligados ao metabolismo devido à carga genética herdada dos pais. Nesta situação a pessoa deve ser tratada por um médico endocrinologista.

Também existem a obesidade duradoura, que são pessoas que já são obesas desde criança; a obesidade da gestação, que acontece na gravidez e depois no pós-parto; a obesidade por suspensão do desporto, que acontece normalmente em pessoas que praticavam esportes e deixaram de praticar ingerindo as mesmas calorias, a obesidade da puberdade, que acontece na adolescência, principalmente nas meninas, a obesidade causada por drogas como corticoides ou anti-depressivos, a o besidade quando se para de fumar, entre outros tipos.

Juliana Miranda, Equipe do Grupoescolar.com.

Leia também! Assuntos relevantes