Teoria de Campos

Teoria de Campos

Por

Na física, a teoria de campos descreve o conjunto de princípios e técnicas matemáticas que nos auxiliam no entendimento e na análise da dinâmica e distribuição espacial dos campos físicos. Essa área da física estuda, entre outras coisas, como um campo pode passar por mudanças físicas ao longo do tempo, e como as interações com o ambiente podem interferir nesses campos.

A Teoria de campo foi desenvolvida no contexto da mecânica clássica, no século XIX. O objetivo do estudo era descrever tanto o campo gravitacional, quanto o campo elétrico.

Esse estudo também avalia outras formas de matéria, como os fluidos. Atualmente, a teoria quântica de campos é uma área de pesquisa muito ativa que atua, principalmente, nos aspectos fundamentais da matéria e da estrutura.

A variação na altura do espaço e a variação do tempo interferem no campo físico e são descritas por Lagrange, numa equação analógica usada para descrever o movimento de um sistema de partículas.

Michael Faraday foi o primeiro a introduzir o conceito de campo, durante sua pesquisa sobre o magnetismo. Vários trabalhos posteriores também formularam a ideia de campo.

Na teoria clássica dos campos, eles são tratados matematicamente como uma função que varia continuamente ao longo do tempo e do espaço. Embora, inicialmente o conceito de campo tenha sido considerado apenas como um dispositivo conveniente para a matemática, várias evidências levaram a considerar o campo eletromagnético e o campo gravitacional não apenas como campos de força, mas como verdadeiras entidades físicas, detectáveis ​​e mensuráveis.

A idéia dos campos como verdadeiras entidades físicas se tornou realmente perceptível a partir da formulação de James Clerk Maxwell sobre a teoria do campo unificado. Maxwell encontrou várias leis experimentais em campos elétricos e magnéticos, e as reuniu num sistema de equações diferenciais parciais.

A teoria da gravitação de Einstein, chamada de teoria geral da relatividade, é outro exemplo de uma teoria de campo.

Leia também! Assuntos relevantes