Biografias

James Clerk Maxwell (1831 – 1879)

James Clerk Maxwell nasceu em Edimburgo, no dia 13 de junho de 1831. Ele foi um importante físico e matemático, e se tornou conhecido por ter formulado a teoria moderna do eletromagnetismo, unindo a eletricidade, o magnetismo e a óptica. O matemático também se consagrou pelas equações de Maxwell.

James Maxwell estudou os campos elétrico e magnético, além da velocidade da luz. Ele também se dedicou à análise da mecânica estatística. Os estudos de Maxwell sobre o eletromagnetismo deram base ao desenvolvimento da teoria da relatividade restrita de Einstein.

Maxwell estudou em Edinburgh e na Trinity College, em Cambridge. Ele se formou em física em 1854 e passou a lecionar a disciplina em Aberdeen, na Escócia. Como professor, Maxwell também trabalhou na King’s College, em Londres. O cientista ainda foi o responsável pela área de física experimental da Universidade de Cambridge.

Em 1857, James Maxwell lançou um ensaio chamado de “Estabilidade dos Anéis de Saturno”, trabalho pelo qual foi premiado pela Universidade de Cambridge. Ele também garantiu uma enorme contribuição à teoria cinética dos gases. James Clerk Maxwell morreu no dia 5 de novembro de 1879, em Cambridge, no Reino Unido.