Teorema de Arquimedes

Teorema de Arquimedes

Por

O Teorema de Arquimedes explica o que acontece quando um corpo está mergulhado em água. O objetivo desse teorema é apresentar conceitos que expliquem as forças presentes quando temos corpos imersos em um fluido, por exemplo quando nós estamos dentro de uma piscina ou banheira.

De acordo com o teorema, existe uma força que nos empurra para cima, também conhecida como Empuxo. Arquimedes foi a primeira pessoa a verificar e descrever esse fenômeno, durante um banho. Ele, então, estabeleceu o teorema do Empuxo, que determina que: “um fluido em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso (parcial ou totalmente)”.

O teorema apresenta uma força vertical, de baixo para cima, que é aplicada ao centro de gravidade do volume do fluido deslocado. De acordo com o Teorema de Arquimedes, a intensidade da força de empuxo é igual ao peso do volume do líquido deslocado por determinado corpo.

Sendo assim, ao mergulharmos um corpo em um compartimento com água, observamos que o nível da água aumenta. A força empuxo também é chamada de impulsão, e indica uma força hidrostática, além de uma grandeza vetorial.

Pelo Sistema Internacional (SI) de Unidades, o empuxo é medido pela unidade Newton (N). Observe a seguinte fórmula:
E= df.Vfd.g

Onde:
df: densidade do fluido

Vfd: volume do fluido

g: aceleração da gravidade


Vale ressaltar que Arquimedes foi filósofo, matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo. O pensador grego viveu entre os anos de 287a.C. a 212a.C.

Leia também! Assuntos relevantes