Saiba o que é Arte Rupestre
A arte rupestre consiste no conjunto de pinturas, desenhos e inscrições feitas no período pré-histórico. Este tipo de manifestação artística é encontrada principalmente em rochas de grande porte e no interior de cavernas.
A arte rupestre é, nos dias de hoje, um dos principais e únicos recursos disponíveis para o estudo do homem pré-histórico, já que essas obras fornecem informações e dados de extrema importância para a compreensão do desenvolvimento cultural deste período.
Principais Características da arte rupestre
As pinturas rupestres eram feitas, principalmente, com os seguintes materiais: pigmentos de terra colorida ou de plantas, saliva, argila, pedaços de carvão e sangue de animais. Os desenhos costumavam representar animais selvagens, pessoas caçando, homens e mulheres, símbolos abstratos e plantas. Além disso, as representações do dia a dia também eram muito comuns: com pinturas sobre rituais, caças, danças e assim por diante.
E como as pinturas rupestres eram feitas?
Simples: com as próprias mãos ou com pincéis “adaptados”, já que eles eram confeccionados a partir dos pelos dos animais.
Quando tudo começou?
As principais manifestações artísticas do homem pré-histórico são datadas de mais de 40 mil anos atrás. Estima-se ainda que, atualmente, existem algo como 400 mil sítios com representações de pinturas de arte rupestre.
Locais famosos
A caverna com arte rupestre mais famosa do mundo está localizada em território francês. A “Lascaux”, como foi denominada, foi descoberta recentemente por um grupo de adolescentes, mais especificadamente, em 1940.
Desde então, muitos são os arqueólogos e historiadores que a visitam para descrevê-la e estudá-la. Há algum tempo a caverna fechou para visitação, uma vez que as fotografias tiradas pelos turistas poderiam causar danos às pinturas naturais. Estima-se que elas tenham sido feitas há mais de 17 mil anos.
Existe arte rupestre em nosso país?
Sim! É possível encontrar manifestações da arte rupestre em alguns lugares específicos do nosso país. São eles:
- Em Cariris Velhos, na Paraíba;
- No Parque Nacional Sete Cidades e Parque Nacional da Serra da Capivara (ambos no estado do Piauí);
- Nos sítios Peruaçu e Lagoa Santa, ambos em Minas Gerais;
- Em Rondonópolis, no Mato Grosso.