Répteis

Por

Os répteis são animais que habitam a Terra há mais de 300 milhões de anos. Estas espécies são caracterizadas por sua pele seca e com escamas. A palavra réptil vem do latim e significa rastejar.

Estima-se que existam cerca de 7 mil espécies de répteis no mundo. Estes animais evoluíram, provavelmente, dos anfíbios. Eles são considerados os primeiros vertebrados que se adaptaram para viver em ambientes secos.

Os dinossauros eram espécies de répteis. Atualmente, os animais mais conhecidos são os jacarés, as tartarugas, os jabutis, as cobras e os lagartos.


Características dos Répteis

Os répteis apresentam corpo impermeável, com células epidérmicas ricas em queratina. Alguns tipos de répteis contam com escamas, como é o caso das cobras. Outros animais apresentam carapaças, entre eles as tartarugas e os jabutis.

Os répteis são vertebrados tetrápodes e ectodérmicos, o que significa que eles não apresentam temperatura corporal constante e que precisam da luz solar para regular o calor interno. Por essa razão, é comum ver algumas espécies de répteis tomando um banho de sol, como é o caso dos crocodilos.

Assista a videoaula sobre répteis:

As espécies de répteis estão divididas em quatro ordens: Crocodilia, Rhynchocephalia, Squamata e Testudinea. Em relação ao sistema reprodutor, a maior parte dos répteis é ovípara, ou seja, tem filhotes gerados em ovos.

Iguana, Réptil

Estes animais podem ser encontrados em diversos tipos de ambientes, principalmente em áreas quentes e tropicais. Os répteis têm locomoção por rastejamento.

O sistema digestivo destes animais é bastante complexo, constituído por fígado, pâncreas, cloaca, entre outras estruturas. Os répteis são animais que não possuem dentes. E no quesito sistema respiratório, os répteis têm perfil de respiração pulmonar.

Cobra

No Brasil, os principais répteis encontrados são os jacarés, presentes majoritariamente na Amazônia e na região do Pantanal Mato-Grossense.

Leia também! Assuntos relevantes