Geografia

Relevo de Itabuna

A cidade de Itabuna fica no sul do Estado da Bahia. Com uma área total de 432,244 km², a cidade é considerada a quinta mais populosa do Estado, tendo cerca de 218.124 habitantes.

Itabuna fica a 426 quilômetros da capital da Bahia, a cidade de Salvador. A cidade de Itabuna forma, em conjunto com Ilhéus, um aglomerado urbano chamado de capital regional B.

Itabuna fica na Região da Depressão do Sudoeste baiano, exatamente no Domínio das Depressões Interplanálticas. O relevo dessa região é marcado por um aplanamento, por áreas rebaixadas e por diversas depressões.

Nas proximidades de Itabuna, as altitudes podem variar de 200 a 600 metros. Itabuna faz limite com os municípios de Ilhéus, Buerarema, Barro Preto, Itapé, Ibicaraí, Jussari e São José da Vitória.

Itabuna é um importante polo regional industrial da Bahia e também se destaca pela produção de cacau. O município é importante para o desenvolvimento da região sul da Bahia.