Qual a diferença em aprender e decorar?

Qual a diferença em aprender e decorar?

Por

Existe uma grande diferença entre Aprender e Decorar. Infelizmente, o sistema de ensino adotado hoje no Brasil, principalmente nas escolas públicas, incentiva os estudantes a simplesmente decorarem os conteúdos apenas para passar nas provas e testes.

Não há dúvidas de que decorar é prejudical para o processo de aprendizagem, pois leva a uma mera memorização das matérias por algumas horas ou dias. É exatamente o conhecido método de estudar de véspera apenas para realizar uma prova e, no dia seguinte, já não lembrar de mais nada sobre o conteúdo cobrado.

O ato de aprender requer uma intensa atividade intelectual, uma construção do saber que deve acontecer de forma progressiva. Aprender exige atenção, vontade, disciplina e uma estratégia de estudo. Já o conceito de decorar está relacionado a reter um conteúdo na memória por um tempo, mas não de forma definitiva.

Ao aprender, nós usamos nossas principais funções cognitivas, elaboramos o pensamento, desenvolvemos o raciocínio e o senso crítico. O aprendizado leva a uma verdadeira apropriação intelectual do conhecimento. As informações são processadas pelo cérebro e retidas de forma permanente.

Só podemos dizer que aprendemos algo novo quando somos capazes de aplicar as informações. Assim, tudo o que é aprendido é transformado em memória permanente e bagagem intelectual. O aprendizado estimula e desenvolve a inteligência.

Leia também! Assuntos relevantes