Protestantismo


 Compartilhar no facebook
 Compartilhar no twitter


Protestantismo

Por Juliana, Grupo Escolar

O Protestantismo é uma vertente religiosa baseada no cristianismo. O movimento surgiu na Europa Central no início do século XV.

Numa reação contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval, os chamados protestantes ou evangélicos começaram a contestar a interpretação católica da Bíblia, formando uma nova frente religiosa.

As doutrinas das inúmeras denominações protestantes incluem a justificação por graça mediante a fé somente e apresentam a Bíblia como única regra em matéria de fé e ordem.

O protestantismo foi criado por Martinho Lutero, com igrejas evangélicas fundadas na Alemanha e na Escandinávia. Já as igrejas reformadas na Suíça e França foram fundadas por João Calvino.

O termo protestante significa declaração pública/protesto contra algumas crenças e práticas da Igreja Católica do século XVI.

O protestantismo se disseminou principalmente nos meios urbanos e através da nobreza e assumiu três formas básicas: a luterana, a reformada (calvinista) e a anglicana.

Juliana Miranda, Equipe do Grupoescolar.com.




Leia também! Assuntos relevantes.

A Reforma de Calvino
A riqueza material pode ser um sinal da salvação eterna João Calvino (1509-1564) nasceu em Noyon, na Franca, país em que estudou Teologia e Direito...

Calvinismo
O Calvinismo foi criado no século XVI por João Calvino durante a reforma protestante. Essa doutrina religiosa foi a corrente protestante mais numerosa...

Fale Conosco | Feed / RSS | Google + | Twitter |

Novos assuntos sobre educação no seu e-mail

Site destinado a educação, estudos, informação e pesquisa escolar. Não incentivamos a prática de trabalhos escolares prontos.

Somos um veículo de comunicação. Não compactuamos com nenhuma opinião sobre nenhum tema.

Cópia ou reprodução de conteúdo somente se citada a fonte.

© 2015 - Grupo Escolar - Todos direitos reservados