Princípio de Le Chatelier

Princípio de Le Chatelier

Por

O químico francês Henri Louis Le Châtelier viveu entre os anos de 1850 e 1936. Ele foi responsável por postular o famoso Princípio de Le Chatelier, um tipo de sistema que envolve equilíbrio e influência da temperatura.

A base para o princípio são as reações químicas reversíveis, que são aquelas nas quais os produtos formam os reagentes originais em condições favoráveis. Neste tipo de reação, a velocidade de combinação dos reagentes é igual à velocidade da reação de decomposição dos produtos, gerando um estado de equilíbrio químico.

O pesquisador Henri Louis Le Chatelier postulou, então, que o princípio geral de fuga ante a força, amplamente difundido como princípio de Le Chatelier, é aquele que mostra que uma ação num sistema em equilíbrio, com variação de pressão, temperatura e concentração, tende a deslocar no sentido da reação neutralizadora. Ou seja, nos sistemas com equilíbrio químico, as reações opostas se desenvolvem em velocidades iguais e em direções diferentes. Quando a velocidade é distinta significa que ocorreu uma perturbação do equilíbrio químico.

Na prática, o Princípio de Le Chatelier ajuda a prever a influência de fatores perturbadores sobre os sistemas em equilíbrio. Esse postulado é usado para equilíbrio dinâmico, físico, iônico e químico.


Entenda como as variações acontecem nas reações:

1 - Variação de concentração – O postulado de Le Chatelier diz que quando se aumenta a concentração de uma substância, o equilíbrio segue no sentido da reação de transformação de tal substância. Já quando se diminui a concentração de uma substância, o equilíbrio se move no sentido da reação que forma a substância.

2 - Variação de temperatura – Neste caso, as reações químicas são consideradas exotérmicas quando liberam calor, e endotérmicas quando absorvem o calor. Quando a temperatura aumenta o sistema em equilíbrio se move no sentido da absorção de calor.

3 - Variação de pressão – Na variação de pressão apenas são alterados os sistemas em equilíbrio formados por gases. De acordo com Chatelier, quando a pressão no sistema em equilíbrio aumenta, a reação acontece no sentido que alivia tal pressão.

Leia também! Assuntos relevantes