Princípio de Bernoulli

Princípio de Bernoulli

Por

O físico suíço Daniel Bernoulli propôs um princípio para o escoamento dos fluidos, que pode ser enunciado da seguinte maneira: "Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa".

Esse conhecimento permite-nos entender por que os aviões conseguem voar. Na parte superior da asa a velocidade do ar é maior (as partículas percorrem uma distância maior no mesmo tempo), logo, a pressão na superfície superior é menor do que na superfície inferior, o que acaba por criar uma força de sustentação de baixo para cima.

O princípio de Bernoulli também pode ser aplicado no escoamento de líquido por um tubo de diâmetros diferentes: sendo o diâmetro da parte central do tubo menor que nas duas extremidades, o escoamento é mais rápido na região mais estreita e a pressão menor. É este o princípio do medidor de venturi; um dispositivo que permite calcular a velocidade de um fluido em um tubo horizontal, por meio da diferença de pressão nos tubos verticais.

Uma bola que foi atirada girando, segue uma trajetória curva. Como vemos na figura, a bola, girando em sentido anti-horário, arrasta o ar adjacente em sua volta. Na parte de baixo da bola, esta corrente de ar desloca-se no mesmo sentido da corrente criada pelo movimento da bola para a frente; na parte de cima, as duas correntes são em sentido contrários. Portanto, o ar em baixo movimenta-se com maior rapidez, e a pressão é menor; o de cima desloca-se mais lentamente, a pressão é maior. Desta maneira, a bola é forçada a seguir uma trajetória curva.

Leia também! Assuntos relevantes