Biografias

Santos Dumont (1873-1932)

Alberto Santos Dumont nasceu na cidade de Palmira, em 20 de julho de 1873. Ele foi um importante inventor e aeronauta brasileiro, e projetou diversos balões dirigíveis e um avião. Santos Dumont recebeu o Prêmio Deutsch, em 1901, por seu voo que contornou a Torre Eiffel, em Paris, com o dirigível Nº 6.

Santos Dumont também foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. No Brasil, Dumont é reconhecido como o “Pai da Aviação”. Sua maior criação foi o avião 14-Bis, que teve uma decolagem autopropulsada.

Em 1931, Santos Dumont se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras, mas não tomou posse de sua cadeira. O inventor viveu muitos anos na Europa e terminou seus dias na cidade de Guarujá, no Litoral Paulista.

Em determinada fase de sua vida, Santos Dumont entrou em depressão. O inventor teria cometido suicídio aos 59 anos de idade. Contudo, os médicos legistas Roberto Catunda e Ângelo Esmolari, que assinaram seu atestado de óbito, registraram a morte de Santos Dumont como ataque cardíaco. Os restos mortais do inventor estão no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.