Pablo Picasso

Por

Pablo Picasso foi um importante pintor, desenhista e escultor espanhol. Ele ficou conhecido como o fundador do movimento cubista e pintou obras marcantes como Guernica e Les Demoiselles d'Avignon.

Picasso demonstrou muito talento para a pintura durante sua adolescência. O artista era criativo e gostava de se manifestar por meio das pinturas a óleo.

Pablo Picasso nasceu em Málaga, em 25 de outubro de 1881. Ele se destacou como pintor e se tornou um dos mestres da arte do século XX.

No ano de 1900, Picasso se mudou para Paris, na França. Lá , ele iniciou sua produção de vanguarda, começando pela Fase Azul, passando pela Fase Rosa e, finalmente, se encontrando no Cubismo – tipo de pintura que explorava as formas geométricas desconstruídas.

Picasso foi um artista de muito sucesso e de muitas paixões. Ele viveu vários romances e produziu pinturas de várias mulheres com quem se relacionou, entre elas sua primeira esposa, a bailarina Olga Koklova.

Em 1927, Picasso se envolve numa relação amorosa com Marie-Thérèse Walter, uma jovem francesa. A amante do artista foi sua grande musa inspiradora.

Entre 1939 e 1945, Picasso passa a se dedicar também à escultura, às gravuras e à cerâmica. Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot, com quem se relaciona amorosamente.

Durante todo esse período, Picasso se manteve ativo e trabalhando muito. Em 1968, quando já estava com 87 anos de idade, o artista produziu 347 gravuras em sete meses de trabalho.

Durante sua carreira, Picasso pintou sobre a juventude, o circo, as touradas, o teatro, o erotismo e as guerras. O artista só parou de produzir ao desenvolver problemas de visão e ficar doente.

Pablo Picasso morreu em 8 de abril de 1973, em Mougins, na França, aos 91 anos de idade. Ele está sepultado no Castelo de Vauvenargues, no sul de França.

As principais obras do artista foram: La Vie, Les Demoiselles d'Avignon, Auto-Retrato, Busto de Mulher, Guernica, entre outras.

Leia também! Assuntos relevantes