Origem da Física

Origem da Física

Por

A Física é uma ciência que surgiu a partir da observação dos fenômenos naturais. Essa área de estudo nasceu da necessidade do homem de conhecer melhor o mundo natural e as forças da natureza.

Segundo a história, a física tem origem na Grécia Antiga. Lá, foram feitos os primeiros estudos sobre os fenômenos da natureza pelos chamados "filósofos naturais", ou pesquisadores interessados em racionalizar o mundo.

A Física é reconhecida como a ciência das propriedades da matéria e também das forças naturais. Todas as formulações físicas surgiram a partir de observações que foram transformadas em conceitos e em linguagem matemática. A primeira teoria física foi a teoria atômica da Grécia, criada no século V a.C. por Leucipo, de Mileto, e seu aluno Demócrito, de Abdera. Essas fórmulas apontavam as primeiras hipóteses sobre os componentes essenciais da matéria. Para os filósofos, o universo era formado de átomos e vácuo.

Mais tarde, com o filósofo Aristóteles, a Física ganhou um verdadeiro impulso. Os primeiros estudos físicos desse filósofo foram sobre o movimento, a queda de corpos pesados e o geocentrismo. As descobertas de Aristóteles nortearam os estudos da Física até o final da Idade Média.

Com a evolução dessa ciência, os pesquisadores passaram a realizar a investigação experimental e a aplicação do método matemático. Hoje, a física é uma ciência que estuda a matéria em todas as suas vertentes, seja no âmbito molecular, o universo atômico, nuclear e até subnuclear.

Leia também! Assuntos relevantes