Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

Por

A mobilidade urbana é um conceito moderno e bastante discutido em diversos países do mundo. Trata-se de ações e políticas públicas capazes de favorecer os deslocamentos da população nos centros urbanos. Esse conceito refere-se às condições de deslocamento das pessoas nas cidades, ou seja, está relacionado à oferta de transporte público de qualidade e também ao uso do carro, bicicleta e deslocamentos realizados a pé.

O termo costuma ser empregado para abordar os problemas gerados pelo trânsito caótico de veículos nas cidades e pelas práticas erradas que estimulam o transporte individual em carros e motos, deixando de lado incentivos para o uso do transporte coletivo, como ônibus e metrôs.

A discussão sobre a mobilidade urbana vem levantando diversos questionamentos no Brasil, como a falta de investimentos públicos na melhoria das condições do transporte público. Os governos não encontram alternativas para contornar os enormes congestionamentos que tomam as áreas centrais das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

A mobilidade urbana também envolve uma séria questão ambiental, já que o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição e ilhas de calor. No Brasil, as principais causas dos problemas de mobilidade urbana são: o aumento do uso de transportes individuais, transportes coletivos ineficientes e sem qualidade e segurança, superlotação em ônibus, trens e metrôs e falta de investimentos estratégicos.

É preciso repensar os modais de transporte no Brasil, a fim de incluir o conceito de mobilidade urbana, organizando o espaço urbano e os deslocamentos da população. Além disso, o governo precisa investir em melhorias nos sistemas de transporte rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário.

O país vive um constante crescimento da frota de automóveis e motocicletas, com um aumento de cerca de 400% nos últimos dez anos. Atualmente, o conceito de mobilidade urbana sustentável também está em alta para reverter essa situação. Isso quer dizer que ativistas de um transporte mais sustentável estão defendendo boas práticas de transportes coletivos integrados, que sejam capazes de reduzir o uso de carros, além de melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades.

Leia também! Assuntos relevantes