Michelangelo

Por

Michelangelo foi um nome importante da arte durante o Renascimento. Ele nasceu em 06 de março de 1475, em Caprese, na região da Toscana, na Itália.

Ele e sua família viveram em várias partes da Itália. O artista foi criado na região de Florença, onde ele chegou a viver com um escultor, após a morte de sua mãe.

Michelangelo foi enviado pelo pai para estudar gramática com o humanista Francesco da Urbino, em Florença. O jovem artista passava o tempo a copiar as pinturas das igrejas.

Assim Michelangelo começou a desenvolver seu amor pela arte. Aos 14 anos de idade, Michelangelo fez sua primeira obra.

O artista frequentou a escola de Lorenzo e conheceu muitas personalidades literárias, como Pico della Mirandola, Angelo Poliziano e Marsilio Ficino. Ao se envolver com os artistas da época, Michelangelo começou a se destacar como escultor, pintor e poeta.

O italiano renascentista é considerado um dos maiores artistas de todos os tempos. Ele desenvolveu seu trabalho principalmente em Florença e Roma, e recebeu sua educação formal com Domenico Ghirlandaio e Bertoldo di Giovanni.

Em 1496, Michelangelo se mudou para Roma, onde fez um de seus primeiros grandes trabalhos: a Pietà da Basílica de São Pedro. Entre 1508 e 1512, o artista cumpre a missão dada a ele pelo Papa Júlio II, e pinta o teto da Capela Sistina, com afrescos que retratam os profetas e as cenas do Gênesis.

Depois de concluir o teto da capela, Michelangelo para de produzir até 1536, quando é convidado novamente para pintar o Juízo Final na parede de trás da Capela Sistina. Essa obra foi concluída pelo artista em 1541.

Durante sua vida, Michelangelo se tornou muito famoso na Itália. O pintor tinha a fama de ser pessimista, avarento e arrogante.

Michelangelo também se dedicou a escrever. Ele é autor de mais de 300 sonetos e madrigais. O artista morreu em Roma, em 1564. Atualmente, seus restos mortais estão enterrados em Florença.

Leia também! Assuntos relevantes