Mahatma Gandhi

Por

Mahatma Gandhi nasceu em 2 de Outubro de 1869, em Kathiawar, na Índia. Seu nome de registro é Mohandas Karamchand Gandhi.

Ele se tornou um importante líder pacifista da humanidade e principal nome no processo de independência de seu país.

Gandhi se formou em direito em Londres. Em 1891, voltou para a Índia e, dois anos depois, viajou para a África do Sul, onde iniciou o movimento pacifista, lutando pelos direitos dos hindus.

Em 1914 voltou para a Índia e difundiu o movimento pacifista, pregando a não violência como forma de luta.

Em 1922, depois de organizar uma greve, Gandhi foi detido e condenado a seis anos de prisão, dos quais cumpriu apenas dois anos.

Em 1930, lidera a marcha para o mar para protestar contra os impostos sobre o sal. Em seguida, Gandhi viaja a Londres para pedir que a Inglaterra conceda independência à Índia. O pacifista acaba preso pela segunda vez.

Em 1942, o governo inglês decide negociar com Gandhi, mas ele não aceita os termos da negociação. Gandhi retoma a campanha pela desobediência civil.

Em 1947, finalmente é proclamada a independência da Índia. Gandhi tenta restabelecer a paz no país e evitar a luta entre hindus e muçulmanos.

Gandhi ficou conhecido mundialmente pelos sacrifícios pessoais que fez, como várias greves de fome pela paz.

Gandhi morreu em 30 de janeiro de 1948, assassinado por um hindu. Em janeiro de 1996, parte de suas cinzas foi lançada no Rio Ganges.

Leia também! Assuntos relevantes