Maçonaria

Por

A maçonaria é uma ordem universal, uma espécie de fraternidade que reúne apenas homens. Pautada em alguns princípios básicos, como a tolerância, a filosofia, a moral e a ética, a maçonaria conquistou grande relevância mundial, tendo influenciado diretamente a história de diversas nações do mundo, com destaque para os Estados Unidos, que viveu um processo de independência da Inglaterra com o apoio e a liderança de vários maçons importantes.

Na prática, a maçonaria é compreendida como uma ordem iniciática e ritualística. Ela também é progressista e baseada no livre-pensamento. O objetivo da maçonaria é promover o desenvolvimento espiritual do homem, tendo em vista à construção de um mundo mais justo e livre.

Essa instituição filosófica também tem aspecto filantrópico e educativo. Marcada por diversas cerimônias secretas, a maçonaria sempre despertou a curiosidade das pessoas e, até mesmo, deu origem a diversas lendas e crenças sobre suas ações.

A maçonaria não faz distinção de nacionalidade, religião ou etnia. Ela é vista como um meio de elevação espiritual por seus participantes.

Maçonaria na história


Os maçons sempre estiveram envolvidos nas grandes revoluções do mundo. Eles já estavam presentes desde os tempos das cruzadas. O termo maçom vem de mason, que significa pedreiro em inglês.

Os membros da maçonaria se dedicam à busca da verdade e do conhecimento, com base na ciência e na razão. A maçonaria também se preocupa com o aprimoramento do homem nos âmbitos intelectual, moral e social.

Ao longo da história, os maçons combateram forças de opressão, fundaram países e ajudaram algumas nações em seus processos de independência. A ordem é considerada ritualista, pois conta com ritos e cerimônias específicas em suas reuniões. Os membros participantes são considerados irmãos.

Um ponto da história que teve grande participação das lojas maçônicas foi o ano de 1773, quando se iniciou o processo de independência dos Estados Unidos. De acordo com relatos históricos, nove dos 55 nomes que aparecem na Declaração de Independência norte-americana são de maçons. Só para se ter ideia, Benjamin Franklin e George Washington eram maçons.

Leia também! Assuntos relevantes