Idade da Terra

Por

Você imagina qual é a idade do planeta Terra? Cientistas internacionais concordam que a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos, segundo análise de suas características e passado geológico. Apesar de não ser uma idade precisa, a assertividade dos pesquisadores fica em torno de 10%.


A idade da Terra já foi calculada e recalculada diversas vezes por causa do surgimento de novas evidências e informações técnicas. Para calcular a idade do planeta, os pesquisadores utilizam um método chamado de datação dos átomos de Urânio. A partir dessa técnica é possível analisar o tempo que os átomos de urânio levam para se transformar em átomos de chumbo e liberar radiação. Ao calcular a quantidade restante de urânio nas rochas mais antigas do planeta, os cientistas conseguem estimar a idade da Terra.


O método de datação dos átomos é realizado em fragmentos de meteoritos que caem na Terra. Os estudos também levam em conta as diversas eras geológicas e as descobertas arqueológicas que retratam a história do nosso planeta.

Leia também! Assuntos relevantes