Hanseníase

Por

A Hanseníase é uma doença infecto contagiosa e crônica. Ela tem um efeito incapacitante e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. Este parasita intracelular ataca as células cutâneas e as células dos nervos periféricos dos seres humanos.

A hanseníase pode ser classificada em Paucibacilar, quando apresenta de 1 a 5 lesões de pele; ou Multibacilar, quando apresenta mais de 5 lesões de pele. A doença é caracterizada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em diversas regiões do corpo.

Os portadores desta doença podem ter alteração de sensibilidade, pele mais ressecada, queda de pelos, sensação de formigamento e perda do tato. A longo prazo, a doença também causa perda da força dos músculos das mãos, pés e face e uma inflamação de nervos.

A transmissão da doença acontece pelas vias respiratórias, com secreções nasais, tosses e espirros. O bacilo de Hansen pode infectar um grande número de pessoas. Os pacientes só deixam de transmitir a doença depois que iniciam o tratamento.

O diagnóstico da hanseníase é feito a partir dos principais sinais e sintomas da doença e de um exame de pele, nervos e avaliação da sensibilidade. Os médicos também podem pedir exames complementares para o diagnóstico.

O tratamento da doença é feito com medicamentos e com a poliquimioterapia. É importante procurar um médico assim que as pessoas notam os primeiros sintomas da doença.

Leia também! Assuntos relevantes