Hábitos e costumes do povo brasileiro

Hábitos e costumes do povo brasileiro

Por

Os hábitos e costumes do povo brasileiro têm grande influência europeia. A cultura do nosso país, como sua música, sua arquitetura e sua identidade, se desenvolveu com o passar dos anos e se tornou resultado da grande mistura de etnias presentes no Brasil.

Nosso país tem uma identidade multicultural. A imigração foi determinante para a formação da cultura e das características nacionais.

Alguns hábitos e costumes dos brasileiros também sofreram grande influência dos índios, negros e imigrantes vindos do Oriente Médio e da Ásia. Um costume brasileiro que veio dos índios é a rotina de tomar vários banhos por dia. Na Europa isso obviamente não acontece.

O brasileiro também mantém os costumes e tradições que vêm do folclore. Isso engloba as festas populares e as comemorações e celebrações religiosas, principalmente os costumes ligados à Igreja Católica.

O brasileiro tem o hábito de trocar carinhos em público, abraçar e beijar as pessoas. Essa característica brasileira é muito estranhada em alguns países do mundo.

No Brasil, as pessoas têm o costume de morar na casa dos pais até os 30 anos de idade, ou mais. Na Europa e nos Estados Unidos, os jovens saem de casa muito cedo, por volta dos 18 anos.

Os brasileiros celebram o natal, a festa junina, a folia de reis e o carnaval. Todas essas comemorações fazem parte da cultura nacional e da formação dos cidadãos.

Na alimentação, ainda mantemos alguns costumes dos tropeiros, como o pão de queijo, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e a feijoada.

Como vimos, a cultura brasileira é uma verdadeira mistura de várias nações. É por isso que o Brasil tem uma cultura tão rica.

Leia também! Assuntos relevantes