Guerra do Contestado (1912 - 1916)

Guerra do Contestado (1912 - 1916)

Movimento Messiânico (1912-1916).

Em 1912, numa região contestada por Santa Catarina e Paraná, houve um conflito bastante semelhante ao de Canudos, ou seja, camponeses expulsos de suas terras e sem trabalho decidem organizar uma comunidade, sob o comando de um monge.

Uma empresa norte-americana, ao construir a estrada de ferro que iria ligar São Paulo ao Rio Grande do Sul, desapropriou as terras que margeavam a ferrovia e, em troca, muito gentilmente ofereceu trabalho às famílias camponesas na construção da mesma.

Quando as obras terminaram, uma população enorme de camponeses ficou sem ter o que fazer nem para onde ir. Esta situação era semelhante a dos camponeses expulsos de suas terras por poderosas empresas madeireiras que, também, vinham se instalando na região.

Esses camponeses se uniram aos 'monges' João Maria e José Maria e fundaram alguns povoados - "Monarquia Celeste" -, com ordem própria a semelhança de Canudos.

O governo rapidamente tratou de dizimar esse movimento camponês (utilizando até aviões). As forças ficaram assim compostas: peludos (representavam o governo) contra os pelados (massa camponesa marginalizada).

Em 1916, os últimos núcleos foram arrasados por tropas do governo.

Fonte:
http://leandrobrito.br.tripod.com/contestado.htm

Leia também! Assuntos relevantes