Francis William Aston (1877-1945)

Francis William Aston (1877-1945)

Por

Francis William Aston nasceu no dia 1 de setembro de 1877, na cidade de Birmingham, na Inglaterra. Ele foi um físico e químico de grande importância, tendo recebido o Prêmio Nobel de química no ano de 1922 por sua descoberta de isótopos.

Francis Aston estudou na Harborne Vicarage School, na Malvern College e no Mason College. Em 1898, o estudioso recebeu uma bolsa de estudos para pesquisar as propriedades ópticas do ácido tartárico. Ele trabalhou no laboratório de uma empresa cervejeira e continuou realizando pesquisas sobre física e química.

Em 1903, Aston conquistou uma nova bolsa de estudos para pesquisar e estudar na Universidade de Birmingham. Em 1909, o físico pediu sua transferência para o Laboratório Cavendish, em Cambridge.

Em sua trajetória profissional, Francis Aston trabalhou como professor no Trinity College de Cambridge. Em 1921, ele ingressou na Royal Society e também se tornou membro de honra da Academia Russa de Ciências e da Accademia dei Lincei.

Francis William Aston se destacou como físico experimental. O químico e físico morreu no dia 20 de Novembro de 1945, em Cambridge. Uma das principais obras deixadas por Aston foi “Mass spectra and Isotopes”, de 1942.

Leia também! Assuntos relevantes