Fermentação

Por

A fermentação é um processo químico muito presente no nosso cotidiano. A fabricação de pães e algumas bebidas alcoólicas como a cerveja, somente são possíveis através da fermentação. Em outros casos, porém, sua ação não é aproveitável, como quando a manteiga fica rançosa ou o feijão azeda.

Os processos fermentativos são resultado da ação de vários micro-organismos, entre eles leveduras, fungos e bactérias. Cada micro-organismo é responsável por fermentar um tipo de substância. A levedura, por exemplo, é capaz de fermentar a glicose e assim produzir o álcool presente na cerveja.

Já as bactérias encontradas no leite, chamadas lactobacilos, são as responsáveis pela produção de leite fermentado, queijos e iogurtes.

Antigamente, só as bactérias eram utilizadas para a fermentação de bolos e pães. Mas atualmente são comercializados fermentos artificiais ou químicos, que produzem o mesmo efeito. O processo ocorre da seguinte forma: o fermento químico libera CO2 através do aumento da temperatura, isso faz com que a massa “inche”. O fermento é composto principalmente por bicarbonato de sódio e um ácido fraco, como hidrogeno fosfato de sódio.

Existem 2 tipos de fermentação: aeróbica, quando ocorre com a presença de oxigênio; e anaeróbica, quando ocorre na ausência do oxigênio.

Curiosidade: desde a antiguidade os homens beneficiavam-se da fermentação, para produzir bebidas e conferir melhor sabor aos alimentos.

Leia também! Assuntos relevantes