Expressionismo principais obras e autores

Expressionismo principais obras e autores

Por

O Expressionismo foi um movimento artístico relacionado a aspectos subjetivos e a temas dramáticos e obsessivos. O movimento ganhou força no século XX em várias vanguardas. Essa arte buscava mostrar o instinto e o sentimento humano.

Os temas mais recorrentes das obras expressionistas eram o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana e a prostituição. Conheça os principais artistas e obras do expressionismo:

Gauguin – Se dedicou a uma produção artística singular e de vanguarda no século XX. Sua obra mais famosa é chamada de Cristo Amarelo.
Cristo Amarelo


Cézanne – Tinha uma tendência em converter elementos naturais em figuras geométricas. Trabalhava com impressões captadas pelos sentidos. Suas principais obras são Retrato de Louis-Auguste Cézanne, Paul Alexis lendo Émile Zola, A alameda de Jos de Bouffan, A casa do enforcado e Autorretrato com um chapéu de palha.
Retrato de Louis-Auguste Cézanne


Van Gogh – Recriou a beleza dos seres humanos e da natureza. Deixou uma obra plástica composta por 879 pinturas, 1756 desenhos e dez gravuras. Os quadros mais famosos de Van Gogh são A noite Estrelada, Lírios, Campo de Trigo com Corvos e Terraço do Café na Praça do Fórum.
A noite Estrelada

Leia também! Assuntos relevantes