Van Gogh

Por

Eis um nome considerado por muitos apreciadores de arte como um dos principais artistas do mundo. Vincent Van Gogh nasceu no dia 30 de Março de 1853 e começou a pintar profissionalmente aos 15 anos para um comerciante de arte de Haia. Beirando os 20 anos de idade, Van Gogh já chamava atenção o que o levou a se mudar para Londres e depois para Paris, contudo, devido ao envolvimento religioso, acabou se afastando das artes para dedicar parte de seu tempo para a teologia.

Mesmo não formado, por seis meses foi pastor na Bélgica, onde, devido a observância da vida dos trabalhadores que lutavam por suas vidas nas minas da cidade, trouxe ao mundo diversos desenhos onde retratavam a vida dessas sofridas pessoas, todos à lápis.

Contudo, Van Gogh não conseguiu se manter longe de sua paixão pela pintura e ao regressar para Haia, no ano de 1880, dedicou mais de seu tempo à pintura. Van Gogh ganhou experiência e as influências da Escola de Haia podem ser percebidas em suas obras onde valoriza os jogos de luzes, a inspiração do pintor estava na vida que estava a sua volta, como nos desenhos inspirados nos mineiros, Van Gogh em Haia se inspirava nos camponeses e nos trabalhadores do campo.

Ao lado de seu irmão, Van Gogh mudou-se para Paris, lugar onde acabou conhecendo outros pintores importantes de seu tempo, nomes como: Edgar Degas, Emile Bernard, Paul Gauguin e Toulouse-Lautrec, nomes muito importantes do Impressionismo que acabaram influenciando o pintor com suas técnicas e visões.

Na cidade de Arles, França, Van Gogh mergulhou nas paisagens rurais, os quadros deste período trazem girassóis e outras visões bucólicas que o pintor contemplava todos os dias, seu único quadro pintado deste tempo foi: a Vinha Encarnada. Van Gogh convidou Gauguin para morar com ele, pois tinha planos para fundar um centro artístico. Os pintores até se davam muito bem, contudo, com o tempo os desentendimentos foram aumentando e Gauguin acabou retornando para Paris, deixando um Van Gogh mergulhado na depressão e com crises de comportamento e violência, foi em um desses excessos que acabou cortando a própria orelha.

Seu desequilíbrio psicológico começou a deixar rastros em suas obras, mudando do pontilhismo para pinceladas mais rápidas e pequenas. Acabou sendo internado em uma clínica psiquiátrica no ano de 1889 e, nesta clínica, que na verdade era um mosteiro, tinha um jardim, o qual acabou sendo a fonte de sua nova inspiração e também a sua nova forma de pintar, abandonou as pinceladas para adotar as curvas em espiral.

Van Gogh, assim que saiu da clínica voltou a morar em Paris, mas infelizmente a depressão continuava em sua mente, por isso preferiu residir próximo de seu irmão e do médico Paul Gachet que acabou sendo retratado em um quadro pintado por Van Gogh, mesmo assim, no dia 27 de Julho de 1890, o pintor atira em seu próprio peito, chegou a ser socorrido mas acabou não resistindo e falecendo três dias após o disparo.

Abaixo as principais obras de Van Gogh
- Os comedores de batatas (1885)
- Caveira com cigarro acesso (1886)
- A ponte Debaixo de Chuva
- Natureza morta com absinto
- A italiana (1887)
- A vinha encarnada
- A casa amarela (1888)
- Auto-retratos
- Retrato do Dr. Gachet
- Girassóis
- Vista de Arles com Lírios
- Noite Estrelada
- O Escolar
- O velho moinho (1888)
- Oliveiras (1889)
- Vista de Arles, Pomar em flor
- A Igreja de Auvers

Leia também! Assuntos relevantes