Van Gogh

Eis um nome considerado por muitos apreciadores de arte como um dos principais artistas do mundo. Vincent Van Gogh nasceu no dia 30 de Março de 1853 e começou a pintar profissionalmente aos 15 anos para um comerciante de arte de Haia. Beirando os 20 anos de idade, Van Gogh já chamava atenção o que o levou a se mudar para Londres e depois para Paris, contudo, devido ao envolvimento religioso, acabou se afastando das artes para dedicar parte de seu tempo para a teologia.

Mesmo não formado, por seis meses foi pastor na Bélgica, onde, devido a observância da vida dos trabalhadores que lutavam por suas vidas nas minas da cidade, trouxe ao mundo diversos desenhos onde retratavam a vida dessas sofridas pessoas, todos à lápis.

Contudo, Van Gogh não conseguiu se manter longe de sua paixão pela pintura e ao regressar para Haia, no ano de 1880, dedicou mais de seu tempo à pintura. Van Gogh ganhou experiência e as influências da Escola de Haia podem ser percebidas em suas obras onde valoriza os jogos de luzes, a inspiração do pintor estava na vida que estava a sua volta, como nos desenhos inspirados nos mineiros, Van Gogh em Haia se inspirava nos camponeses e nos trabalhadores do campo.

Ao lado de seu irmão, Van Gogh mudou-se para Paris, lugar onde acabou conhecendo outros pintores importantes de seu tempo, nomes como: Edgar Degas, Emile Bernard, Paul Gauguin e Toulouse-Lautrec, nomes muito importantes do Impressionismo que acabaram influenciando o pintor com suas técnicas e visões.