Estado Físico do Fogo

Estado Físico do Fogo

Por

Qual o estado físico do fogo?
Existem compensações extremamente maravilhosas que acontecem na sala de aula!

Estávamos discutindo processos industriais, quando o estudante Carlos André (Automação 4V) perguntou-me sobre o estado físico do fogo.

Depois de uma pequena pausa para organizar as idéias respondi-lhe que o fogo está no estado de plasma.

Mas, como costumeiramente faço, aprofundei-me no tema para obter maiores informações. Pesquisando agora confirmei minha informação e constatei alguns dados muito interessantes.

O estado de plasma também ocorre no centro da terra (magma) quando ocorre um efeito de cargas positivas e negativas em enormes proporções de partículas carregadas de íons.

Este efeito magmático atrai para o centro da terra a energia elétrica em um fluxo definido.

Por este fato, escutamos o termo aterramento de instalações elétricas, para evitar que na falta deste, sejamos nós os condutores deste fluxo de corrente elétrica dos circuitos.

No magma terrestre encontramos cargas iônicas elevadas e uma grande concentração de gases em estado de combustão (plasma).

Logo, o fogo está em estado de plasma, chamado pelo físico inglês W. Clux de o quarto estado fundamental da matéria, por conter propriedades diferentes do estado sólido, líquido e gasoso.

Os vulcões são resultado de um descontrole na geração de energia interna do sistema, quando estão em erupção buscam reduzir a pressão interna e o rompimento se dá onde há deslocamento de placas rochosas agrupadas de maneira superficial.

O termo plasma na física foi utilizado pela primeira vez pelo físico americano, Irving Langmuir no ano de 1928, quando estudava descargas elétricas em gases.

A palavra plasma vem da medicina onde é utilizada para apontar perturbação ou estado não distinguível.

Na superfície da Terra o plasma só se forma em condições especiais.

Devido a força gravitacional da Terra ser fraca para reter o plasma, não é possível mantê-lo confinado por longos períodos como acontece no Sol.

O Sol assim como todas as estrelas que emitem luz se encontra no quarto estado da matéria.

Na ionosfera terrestre, temos o surgimento da Aurora Boreal, que é um plasma natural, assim como o fogo.

São sistemas compostos por um grande número de partículas carregadas, distribuídas dentro de um volume (macroscópico) onde haja a mesma quantidade de cargas positivas e negativas.

Concluindo então, os estados físicos da matéria atualmente são seis ou possivelmente sete, já que o zero absoluto não deve ser descartado, como estado de uma substância.

Os estados físicos da matéria são: sólido, líquido, gasoso, plasma, condensado de Bose-Einstein, condensado fermiônico e possivelmente o zero absoluto.



Fonte:
http://blogdoprofessorcarlao.blogspot.com/2008/12/fogo.html


Texto enviado às 10:31 - 13/05/2010
Autor: Professor Carlão
Licença: Creative Commons License

Leia também! Assuntos relevantes