Equilíbrio - Física

Equilíbrio - Física

Por

Na física, temos os conceitos de equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico. Vamos entender as definições para equilíbrio estático e equilíbrio dinâmico:


Equilíbrio estático - Arranjo de forças atuantes sobre determinado corpo em repouso onde a resultante dessas forças tem módulo igual a zero. No equilíbrio estático, qualquer corpo estará parado em relação a um ponto referencial se, e somente se, as resultantes das forças aplicadas sobre ele forem nulas.

Dizemos que no dia-a-dia todo corpo em repouso, segundo nosso ponto referencial padrão de visão, está em equilíbrio estático. Isso pode ser um vaso sobre uma mesa, uma tv sobre uma estante, etc.

Nesses casos, quando a força é capaz de vencer qualquer obstáculo contrário, como a força de atrito, a força resultante final será diferente de zero. Assim, o corpo pode entrar em movimento.


Equilíbrio dinâmico – Esse tipo de equilíbrio é caracterizado pelo estado de um corpo que se encontra em movimento retilíneo uniforme. Nesse caso, a resultante de todas as forças que atuam sobre este corpo será igual a zero.

Leia também! Assuntos relevantes