Dinâmica

Por

A dinâmica é a área da Física que estuda os movimentos preocupando-se com as causas que o levaram a acontecer. Podemos afirmar que a dinâmica estuda a relação entre a força e o movimento.

Para entendermos a dinâmica, temos que analisar as três leis de Newton.

1 - Primeira lei de Newton - Lei da Inércia

2 - Segunda lei de Newton - Princípio fundamental da dinâmica

3 - Terceira lei de Newton - Lei da ação e reação

Lei da Inércia: na primeira Lei de Newton temos corpos em equilíbrio, e todos os corpos apresentam resistência a alterações desse estado de equilíbrio, seja ele estático ou dinâmico. Assim, sabemos que os corpos tendem a manter a inércia, que é a resistência natural à quebra do equilíbrio.

Newton diz que quando as forças atuantes em um corpo se anulam, ele permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é diferente de zero, temos a força resultante, que é uma grandeza vetorial.


Exemplos da primeira Lei de Newton:
Num carro em movimento, ao fazermos uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial que possuía antes da curva, dando-nos a impressão de que estamos sendo lançados para o lado contrário à curva.

Quando um carro em movimento freia bruscamente, sentimos que nossos corpos estão sendo atirados para frente, pois a tendência é que nós continuemos em movimento.

Em suma, um corpo só altera seu estado de inércia, se a ele for aplicada uma força resultante diferente se zero.

Lei do Princípio Fundamental da Dinâmica: a segunda lei de Newton diz que quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes a aceleração também será diferente.

A Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa: F = m.a


Onde temos:
F = a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (N);

m = a massa do corpo a qual as forças atuam (em kg);

a = a aceleração adquirida (em m/s²).

Nessa fórmula, vemos a unidade de força, que é dada em Newton (N).

Lei da ação e reação: a terceira lei de Newton diz que as forças sempre atuam em pares. Assim, para toda força de ação, existe uma força de reação. Por exemplo, quando empurramos um objeto estamos colocando nele uma força de ação, mas existe uma força com módulo e direção iguais, mas sentido oposto, que é chamada de força de reação e que dificulta o movimento.

Leia também! Assuntos relevantes