Costumes da região centro-oeste

Costumes da região centro-oeste

Por

A região Centro-Oeste do Brasil é formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Essa região do país tem uma cultura muito rica e costumes bem peculiares.

A cultura da região centro-oeste é uma mescla de elementos indígenas e das tradições dos imigrantes paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. Existem muitas manifestações populares típicas da região centro-oeste, como a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas.

A Procissão do Fogaréu acontece em várias cidades durante a Páscoa. O evento simboliza a prisão de Jesus Cristo. Já as Cavalhadas são apresentações teatrais ao ar livre que imitam uma batalha medieval. Uma das cavalhadas mais tradicionais da região centro-oeste acontece em Pirenópolis.

Outro costume marcante dessa região do Brasil é o cururu, uma dança de origem indígena praticada do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa dança é feita para homenagear os santos padroeiros das cidades do interior.

Além disso, a região centro-oeste tem costumes deliciosos na culinária. Os pratos típicos da região são o arroz com pequi, a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano, a sopa paraguaia, o arroz carreteiro e o arroz boliviano.

A região centro-oeste ainda mantém o costume das tecelãs e do artesanato de madeira, cerâmica e das bonecas de pano. Outros eventos culturais da região são a festa de São Benedito, o Siriri, o Rasqueado Cuiabano e o Viola-de-Cocho.

O Distrito Federal é uma região onde é possível encontrar muitos imigrantes de diversos estados brasileiros. Por isso, Brasília é uma das cidades mais multiculturais da região centro-oeste do país.

Leia também! Assuntos relevantes