Costumes da Argentina

Costumes da Argentina

Por

Nossa nação vizinha, a Argentina, é repleta de encantos. Com uma cultura extremamente rica e diversificada, a Argentina se destaca na América do Sul. São vários costumes e manifestações típicas, como as expressões artísticas, o folclore, a música, a dança e os hábitos da população.

Como grande parte das pessoas sabe, a Argentina é caracterizada pelo tango, o churrasco, o mate e as roupas típicas. Uma referência da cultura argentina é o Teatro Colón, grande palco de espetáculos de ópera e com a melhor acústica do mundo.

Um ponto interessante sobre a Argentina é que o país conta com uma enorme comunidade judaica. Em Buenos Aires, capital argentina, essa comunidade vive principalmente nas regiões de El Once e Villa Crespo.

A riqueza dos costumes argentinos

Na cultura popular, a música argentina é muito importante. Os principais ritmos são a Cumbia, o Gato, o Chamamé, a Zamba e o Malambo.

No quesito festas populares e folclóricas, as manifestações mais relevantes são o Festival de Cosquín e o Festival de Jesús María, que acontecem na Província de Córdoba.

Em relação aos trajes típicos, a Argentina se assemelha ao Uruguai e ao sul do Brasil, com suas roupas gaúchas, que vêm da cultura dos camponeses e do folclore. Entre os trajes tradicionais estão coletes, botas e lenços vermelhos para os homens, e os vestidos de prenda para as mulheres.

Na culinária, os argentinos têm como costume o churrasco e o vinho. Assar um churrasco é quase um ritual na Argentina. É possível experimentar a carne assada do país nos restaurantes típicos: as parrillas.

As comidas tradicionais da Argentina também incluem o famoso Doce de Leite, produzido com leite, açúcar e essência de baunilha; e as empanadas, que são pastéis recheados.

A cultura dos Hermanos é baseada em um caráter pluricultural, que vem da combinação de várias nacionalidades e identidades. Muitas famílias com origem europeia vivem no país.

No vestuário feminino, um item marcante são os sapatos de salto plataforma, usados diariamente para trabalhar e enfrentar a cansativa rotina dos ônibus e subtes (metrôs) de Buenos Aires.

Beber mate também é um costume argentino, assim como acontece com o chimarrão dos gaúchos brasileiros. A bebida é degustada em cuias, com bombinhas e água quente.

No esporte, os argentinos têm verdadeira paixão pelo futebol, mas também se destacam no polo, no rugby e no hockey.

Leia também! Assuntos relevantes