Concretismo

Concretismo

Por

No ano de 1917, na Europa, um novo movimento surge com a intenção de criar uma forma abstrata de arte, este movimento ficou conhecido por: Concretismo. O intuito dos artistas deste período era desconectar a arte do mundo artístico natural, distinguindo assim a forma e seu conteúdo, incorporando em todas as expressões de arte (poesia, artes plásticas e na música) estruturas geométricas e matemáticas.

Para os adeptos do concretismo a arte é algo livre e suas formas remetem as formas da realidade, um grande exemplo destas características é presente na poesia, com suas formas esculturais e arquitetônicas. Quanto às artes visuais, sua intenção é mostrar um mundo com uma realidade mais próxima e palpável.

Esta modalidade de arte chegou ao Brasil na década 1950 através da Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956 do artista, designer gráfico (incluindo de interiores) e arquiteto, Max Bill. Já na literatura, as principais características do concretismo é a exclusão do verso, aproveitamento do espaço e também a observância do conteúdo visual e sonoro o que possibilitava a analise por diversos ângulos.

Leia também! Assuntos relevantes