Como surgiu a arte?

Como surgiu a arte?

Por

A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência.

Os desenhos feitos nas cavernas representavam figuras sobre a caça. A manifestação pelo desenho era como um ritual mágico que preparava os homens para conseguir seu alimento e garantir sua sobrevivência.

Com o passar dos séculos, o conceito de arte foi muito discutido. Para os pesquisadores, a arte é uma forma de criação, ou uma forma de imitação.

A arte passou por vários períodos e estilos. A história da arte nos mostra manifestações dos estilos barroco, gótico, romântico, pop, surrealista, entre outros.

Após o Renascimento, a arte se dividiu em conceitos, como a pintura, a literatura, a música, a escultura e a arquitetura. Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.

Podemos dizer que a arte surgiu junto com o homem, pois ela é a manifestação mais profunda do intelecto e da alma humana. A arte é responsável por transmitir emoções e por imortalizar fatos, pessoas, épocas e histórias.

A arte se desenvolveu e evoluiu ao mesmo tempo em que o homem teve acesso a novos tipos de matérias-primas. O principal é sabermos que a arte, desde seus primórdios, teve a função de informar, encantar e expressar sentimentos e visões de mundo.

Hoje, a história da arte pode ser dividida segundo os períodos da história da humanidade. Assim, temos a Arte Antiga, Medieval, Renascentista e Moderna.

Leia também! Assuntos relevantes