Celenterados

Por

No campo da biologia, o termo celenterados representa um filo, também conhecido como cnidários. Este filo é composto por corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas, espécies aquáticas e que vivem em água salgada.

Os celenterados são seres diblásticos, de simetria radial e com pouca mobilidade. Os corpos dos celenterados são recobertos pela epiderme e por uma camada interna chamada de mesogleia. As espécies deste filo têm um aspecto predominantemente gelatinoso.

O filo também conta com alguns tipos de corais. Os celenterados têm células que ajudam na defesa contra predadores e apresentam ainda uma substância denominada nematocistos, que é capaz de penetrar na pele e causar um efeito urticante. Por este motivo, é comum encontrar acidentes com águas-vivas nas regiões litorâneas.

Os seres celenterados apresentam um sistema digestório incompleto, sistema nervoso difuso e reprodução assexuada, que acontece por meio de brotamento ou estrobilação. Algumas espécies possuem reprodução sexuada com fecundação externa. Os celenterados são divididos nas classes Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa.

Leia também! Assuntos relevantes