Cartografia

Por

A cartografia é uma ciência que se dedica a estudar e representar graficamente a superfície terrestre. Esta área é responsável pela criação dos mapas, documentos importantes para o homem desde os tempos mais remotos.

Os profissionais que trabalham com cartografia disponibilizam diversas informações e representações de áreas específicas do planeta, a fim de guiar o homem pela geografia. Esta área foi estratégica para as grandes navegações e possibilitou a descoberta de diversas regiões do planeta.

Instrumento das aulas de geografia

A cartografia é ensinada nas aulas de geografia. Ela utiliza símbolos, cores e dados geográficos para apresentar os ambientes da Terra. Grande parte dos mapas é resultado direto da observação do homem sobre o planeta.

A palavra cartografia foi utilizada pela primeira vez pelo historiador português Manuel Francisco Carvalhosa, conhecido como o Visconde de Santarém. Mas, segundo dados históricos, os primeiros mapas foram desenhados ainda no século VI a.C. pelos gregos. A primeira função dos mapas foi a de guiar expedições militares e de navegação.

Cartografia

Novas tecnologias

Atualmente, graças as novas tecnologias, a cartografia encontra-se bastante evoluída e tem na computação gráfica, na fotografia aérea, no sensoriamento remoto, nos satélites e na impressão importantes aliadas para a representação da superfície do planeta e de ambientes diversos. Esses dados geográficos podem ser facilmente processados, representados e utilizados pelo homem em várias atividades cotidianas.

Os computadores também garantem aos geógrafos de hoje mais precisão nos cálculos e escalas dos mapas.

No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável por elaborar cartas topográficas e mapas do território nacional. O IBGE coordena o chamado Sistema Cartográfico Nacional, que conduz a produção cartográfica e a veiculação dessas informações no país todo.

Leia também! Assuntos relevantes