Câncer de próstata

Câncer de próstata

Por

A próstata é um órgão que só existe nas pessoas de sexo masculino. É composto por dois tipos de tecido: muscular e glandular. Localiza-se logo abaixo da bexiga e envolve a parte inicial da uretra. Suas dimensões são próximas às dimensões de uma pequena maçã.

A função da próstata é produzir uma substância que é eliminada durante o ato sexual, a fim de transportar os espermatozoides produzidos nos testículos. Essa substância é essencial para preservar a vitalidade dos espermatozoides até o momento da fecundação. Dessa forma, pode-se dizer que a próstata produz uma parte importante do sêmen.

Com o avanço da idade, a próstata tende a sofrer um considerável aumento de tamanho, isso pode comprimir a uretra e dificultar a passagem da urina, ou, nos casos mais graves, desenvolver um câncer.

O câncer de próstata ataca as células desse órgão e afeta o organismo como um todo. São muitos os fatores que levam ao desenvolvimento dessa doença: propensão genética, contato com substâncias químicas como chumbo, cádmio, cromo e borracha, uso de anabolizantes e dieta rica em gordura animal.

Alguns sintomas podem ser observados como dificuldade de urinar normalmente, incontinência urinária, dor na região das costas e sangue na urina.

A melhor forma de prevenção é o exame de toque, homens acimas dos 45 anos devem ficar atentos e submeter-se ao exame regularmente, a despeito do preconceito que ainda existe acerca desse assunto.

Leia também! Assuntos relevantes